A nossa metodologia, ao longo dos 4 anos do 1.º ciclo do ensino básico, assenta em vários princípios, que contribuem para uma máxima comum: aluno feliz, aluno motivado, aluno empenhado. Primamos pelo afeto e valorizamos os aspetos positivos, mostrando que o aluno é capaz, apesar dos obstáculos que tenha de ultrapassar durante o seu percurso. Criando situações de cooperação, promotoras de autonomia e de participação no seio da sala de aula, os alunos desenvolvem capacidades de aprendizagem únicas. Apoiados pela relação que estabelecem com o Professor e com os colegas, sentem que pertencem ao grupo: intervindo, questionando, pesquisando, apropriam-se do saber pela partilha de opiniões com os colegas, não só da sua turma, bem como das restantes turmas do colégio. O trabalho resulta de um esforço conjunto, estando as mesas dispostas em grupos, de forma a potenciar a entreajuda entre os alunos. Apercebendo-se que todos têm fragilidades e potencialidades, conseguirão colmatar algumas das suas lacunas, potenciando o espírito de união dentro da turma.
São diversos os momentos pedagógicos diferenciadores da nossa prática educativa. Os nossos alunos de 1.º Ciclo, desde o 1.º ano de escolaridade, usufruem de um Currículo Próprio que abrange disciplinas fundamentais como: Inglês, Expressão Oral e Caligrafia, Literatura, Ciências Experimentais, Inteligência Emocional, Sociedade e Tecnologia.
A participação das famílias nos vários projetos implementados no Plano Anual de Actividades do nosso Colégio, constitui um elemento de forte ligação casa-escola, essencial ao percurso escolar dos nossos alunos. Relativamente ao 1º ciclo, os alunos estão sempre disponíveis para receber as suas famílias na sala de aula, conversar sobre as novidades do fim de semana, participar na audição de um projeto e na sua heteroavaliação, realizar um projeto com o educando em casa e fazer a sua comunicação na sala de aula, relatar uma vivência sua, que se coadune com os conteúdos trabalhados (por exemplo: profissão, o 25 de abril, o trabalho no campo,…).
Vemos a avaliação como um processo sine qua non na progressão de todos, ou seja, dos alunos, professores e dos próprios projetos. Consideramos que é com base numa avaliação interativa e recheada de instrumentos eficazes de avaliação/regulação permanente que alcançamos, não só os objetivos estipulados, como também contribuímos para o desenvolvimento da reflexão pessoal de cada aluno. Criar essa consciência avaliativa contribui, decerto, para um percurso mais real e efetivo de aprendizagem. Sendo um processo contínuo, privilegia a diversidade de estratégias e instrumentos de avaliação (formativa e sumativa), para que os alunos realizem experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Os critérios de avaliação são os seguintes: 1. Atitudes e Valores (25%); 2. Domínio Cognitivo (75%)
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É preocupação do Colégio proporcionar diferentes sistemas de apoio, de forma a desenvolver o seu potencial de aprendizagem dos diferentes alunos. Constituem exemplo as aulas de Apoio ao Estudo (2.º ciclo), as aulas de Apoio de Matemática, Português ou Inglês, (3.º ciclo), as Salas de Estudo integradas no horário letivo dos alunos, e as aulas de preparação para Exame. No âmbito das Necessidades Educativas Especiais, o Colégio Santo André considera-se uma escola inclusiva, implementando, sempre que necessário, as medidas do Regime Educativo Especial previstas pelo Decreto-lei n.º 03/2008. O apoio direto/indireto a estes alunos poderá ser prestado pela Professora de ensino especial, Psicóloga escolar ou docente de alguma disciplina específica. Os Serviços de Psicologia e Educação Especial são também um elemento importante na promoção do sucesso escolar dos alunos, na sua formação pessoal e social e na ligação da Escola com a Família. Assim, proporcionam avaliação e apoio individual aos alunos mas atuam também de forma mais abrangente e preventiva, implementando diferentes programas/iniciativas em contexto de grupo-turma: 7.º ano: programa Aprender a Aprender - Métodos de Estudo; 8.º ano: Programa Não aos Comportamentos Aditivos!; 9.º ano: Programa de Orientação Vocacional; 10.º ano: Sessão: Acesso ao Ensino Superior; 11.º e 12.º anos: Inspiring Future
O desenvolvimento pleno e harmonioso dos nossos Alunos exige uma colaboração estreita entre a Escola e os Pais: - Diálogo Escola/Família – A comunicação com os pais pretende-se permanente, franca e cooperante. O horário de atendimento aos pais decorre em horário pós-laboral (17h35-18h30) porque acreditamos que a formação integral de cada aluno só é possível quando Escola e Família partilham a mesma linguagem e articulam informação específica do processo de ensino-aprendizagem. São também regularmente promovidas reuniões de pais. - Monitorização partilhada dos trabalhos de casa - Os alunos são portadores de uma grelha na qual são agendados os trabalhos de casa. Quando diariamente verificado e rubricado pelo Encarregado de Educação, este documento potencia a triangulação Aluno – Escola – Família. - Escola com Pais – É amplamente incentivada a participação das Famílias em diversos eventos. Estes constituem momentos privilegiados para o estreitamento dos laços entre toda a comunidade educativa e estimulam o sentimento de pertença dos alunos, promovendo assim o seu bem-estar e sucesso escolar. - A participação da Associação de Pais e Representantes de Turma na vida diária da Escola é valorizada e incentivada.
O processo de avaliação dos alunos, porque intimamente relacionado com a qualidade das aprendizagens, é pensado com todo o cuidado: - Provas de Avaliação agendadas em dias não consecutivos; - Calendário de Avaliação e Critérios divulgados na primeira semana de aulas; - As Provas de Avaliação realizam-se, para cada disciplina, no mesmo dia e à mesma hora, sendo iguais para todas as turmas num mesmo nível de ensino e, sempre que possível, vigiadas por outros docentes que não os da disciplina avaliada. Assim, pretende-se garantir uma uniformização nas condições de avaliação e uma melhor preparação para situações de Exame Nacional ou Prova Final de Ciclo; - Correção Ortográfica: É incentivado o uso regular de Dicionário durante as aulas. No que respeita aos erros ortográficos, estes serão contabilizados em todas as disciplinas do Ensino Básico.
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