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Partilha do processo de Avaliação com os alunos e respetivas famílias

No início do ano letivo, são divulgados os Critérios de Avaliação específicos de cada disciplina, para que todos os Pais e Encarregados de Educação conheçam, com exatidão, os instrumentos de avaliação de cada disciplina e respetivos pesos percentuais

No início de cada período letivo, é também divulgado o Calendário de Avaliação, onde constam as datas de realização de todas as Provas (nunca agendadas em dias consecutivos), bem como as datas de entrega dos trabalhos solicitados pelos professores. Desta forma, alunos e respetivas famílias podem organizar-se atempadamente, potenciando a qualidade do seu tempo de estudo.

 

Condições de Avaliação

As Provas de Avaliação de Conhecimentos das diferentes turmas realizam-se, para cada disciplina e nível de ensino, no mesmo dia e à mesma hora, sendo vigiadas por outros docentes que não os da disciplina em avaliação e são iguais, na sua estrutura e critérios de correção, para todas as turmas que integram um mesmo nível de ensino.

Este sistema, além de garantir uma uniformização de procedimentos no que diz respeito às condições de avaliação, permite também que os alunos se familiarizem com situações de Exame Nacional, Prova Final de Ciclo ou Prova de Aferição.

Por outro lado, tendo como objetivo a monitorização da qualidade de ensino e a melhoria constante, o Colégio participa em todas as provas de âmbito nacional, disponibilizadas pelo IAVE.

 

Critérios de Avaliação

A avaliação dos alunos, na generalidade das disciplinas, integra dois domínios distintos: o domínio cognitivo (com uma preponderância de 90%) e, por outro lado, o domínio das atitudes e valores (contabilizado em 10%).
No que concerne à avaliação final, e com vista à valorização da progressão do aluno, o desempenho verificado nos períodos letivos assume um peso percentual distinto. Assim, na nota final de segundo período será contabilizada a avaliação do primeiro período em 20%, valendo a avaliação obtida, no segundo período, 80%. No que se refere à nota final do terceiro período, a avaliação de primeiro período será contabilizada na nota final, valendo um total de 25%; a avaliação do segundo período valerá 35% e a do terceiro, 40%.

Por último, e porque é nossa firme intenção formar alunos que apresentem uma capacidade exímia no que respeita à escrita da Língua Portuguesa, os erros ortográficos cometidos nas Provas de Avaliação (à exceção da disciplina de Português, onde as incorreções ortográficas obedecem a uma penalização distinta), são penalizados em todas as disciplinas do Ensino Básico até um máximo de 10%:

- 1% por erro;

- 0,5% por erro de acentuação/ maiúscula.

    
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